A skincare da pele oleosa precisa de muita atenção. Temos que escolher os produtos certos e saber como cuidar para diminuir a produção de oleosidade. Saiba mais.
Cuidar da pele é indispensável para nossa saúde, e vai muito além de uma questão estética, afinal, esse é o maior órgão do corpo humano!
E cada tipo de pele exige cuidados específicos, já que há produtos com ativos que podem favorecer ou não a face.
No caso da pele oleosa, a produção excessiva de oleosidade pelas glândulas sebáceas pode gerar acnes, cravos, e outros problemas que, no dia a dia, causam incômodo.
Por isso, os produtos utilizados e a rotina de cuidados precisa ser com o foco em controlar a produção de oleosidade.
Confira essas dicas para a sua skincare ser perfeita para você!
1 – Escolha os produtos certos
Quem tem pele oleosa não deve utilizar produtos que tenham óleos em sua composição.
O ideal é que optem sempre por produtos não comedogênicos, oil free, toque seco, e que tenham componentes hidratantes mais fluidos.
Por exemplo, séruns, produtos em textura gel, gel creme, com base de água, etc., são uma boa opção para quem tem pele oleosa e até mesmo mista.
Mas é claro que a escolha dos produtos também depende de outros fatores da sua pele, por isso, a avaliação da dermatologista é importante, dessa forma, você poderá comprar os produtos recomendados, que vão suprir as necessidades da sua pele e melhorar os quadros de oleosidade.
2 – Invista em uma boa limpeza
Quem tem pele oleosa precisa ter cuidado redobrado com a limpeza da pele, já que a oleosidade pode gerar obstrução dos poros, aumentando a incidência de cravos e espinhas.
Por isso, o primeiro passo da skincare para pele oleosa é um dos mais importantes.
Escolha um sabonete para pele oleosa ou acneica. Lave o rosto pela manhã e à noite, e uma vez por semana, faça uma esfoliação suave para desobstruir os poros.
3 – Máscaras podem ajudar a controlar a oleosidade
As máscaras de skincare que forem recomendadas pela sua dermato podem ajudar a controlar a oleosidade e diminuir o aparecimento de espinhas.
Mas as máscaras precisam ser utilizadas com cuidado, para não provocar irritações, lesões ou queimaduras na pele, por isso, converse com sua dermatologista antes de utilizar qualquer uma.
4 – Use tônicos
Se você percebe sua pele mais oleosa conforme o dia vai passando, experimente utilizar um tônico adstringente após a limpeza da pele, antes do hidratante/sérum e do protetor solar (toque seco ou em gel, sempre ok?)
Os tônicos ajudam a reduzir os poros e dar mais uma secadinha na pele, sem ressecar.
5 – Complemente os cuidados de casa com procedimentos no consultório e cuidados com a alimentação
A pele reflete nossa saúde por completo, por isso, cuidar da alimentação também ajuda a reduzir a oleosidade.
Além disso, a skincare ajuda a cuidar da pele, mas não é suficiente.
Investir em uma limpeza de pele ou em tratamentos para reduzir a oleosidade e os poros também é importante, já que os tratamentos feitos no consultório apresentam resultados mais duradouros e atingem as camadas de pele mais profundas.
Converse com sua dermatologista para verificar como cuidar da sua pele ainda melhor!